Contato Twitter Twitter

Notícias

Entenda como o investimento em cultura pode mudar uma cidade

11 out 2012

O site This Big City realizou uma grande reportagem sobre como Leipzig, na Alemanha, entrou no mapa das artes do mundo através de um forte fomento para a área de cultura na cidade. O município, que fica na região da Saxônia e a poucos quilômetros da capital, tem tradição no setor cultural e no passado foi a residência de nomes como Johann S. Bach e do reformista Martinho Lutero.

Após a reunificação da Alemanha, investidores da parte ocidental compraram uma antiga fábrica e a transformaram em um espaço para mais de 100 artistas contemporâneos. Muitos deles foram aclamados internacionalmente, o que virou um movimento mundial conhecido como a Nova Leipzig.

Em seguida, diversas galerias foram se instalar na cidade como a Kleindienst e a Eigen+Art. Toda a concepção dessas áreas artísticas foi realizada ainda nos anos 90. Também foi criado um programa internacional de atração de novos talentos e ainda um investimento em educação, que envolve palestras e workshops em escolas locais e também nas universidades.

O financiamento de todo esse novo cenário foi realizado em parte pelo governo municipal, por fundos nacionais e também existiu um aporte de fundos europeus.

Confira mais no link

 

Leia +